Com presença de centenas de pessoas, os vereadores de Umuarama aprovaram por unanimidade Projeto de lei que proíbe operações de FRACKING no município. Antes, os manifestantes fizeram uma marcha pela ruas da cidade até à Câmara Municipal para acompanhar a votação no plenário.

Todos os 10 vereadores encaminharam favoravelmente ao projeto enviado pelo Executivo e agora, depois de sancionado, Umuarama estará livre do FRACKING. Mais de 50 cidades do Brasil já aprovaram leis banindo o fraturamento hidráulico, tecnologia altamente poluente para extração de gás do xisto do subsolo.

Veja as imagens deste dia histórico para a cidade da região Noroeste do Paraná que se abraçou ao movimento global LIBERTE-SE DOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS e disse NÃO AO FRACKING.

WhatsApp-Image-20160514 (36) WhatsApp-Image-20160514 (35)

Segundo o fundador da COESUS – Coalizão Não Fracking Brasil e Pela Sustentabilidade e coordenador de Campanhas Climáticas da 350.org, Eng. Dr. Juliano Bueno de Araujo, “os movimentos LIBERTE-SE DOS FÓSSEIS e LIBERTE-SE DO FRACKING realizados na cidade de Umuarama deixam uma marca definitiva no ‘maldito gás da morte’, o gás não convencional derivado da técnica de exploração conhecida por FRACKING”.

Na semana do LIBERTE-SE que antecedeu a ação deste sábado, foram mobilizados milhares de pessoas que se engajadas nesta luta que não termina aqui. “O povo unido, junto com lideranças das igrejas católica e evangélica, Cáritas, COESUS, Adema, sindicatos de trabalhadores e patronais, agricultores, garantiu o banimento deste combustível fóssil (metano) em Umuarama e em outras 32 cidades da Região Metropolitana”, completou.

 

camaraUmua_edi2presicmv_umua WhatsApp-Image-20160514 (34) WhatsApp-Image-20160514 (33) WhatsApp-Image-20160514 (32) WhatsApp-Image-20160514 (24)